Sejam Bem Vindos!

Sejam Bem Vindos!

Passei o fim de semana arrumando a Casa Antiga, onde acontece o Curso de Formação e a Clínica Social.

Final de mais uma etapa de obras. O telhado caiu, as paredes ruíram. Achamos uma escada no lixão e adaptamos a nossa sede.

Passei o fim de semana pensando em vocês: meus alunos, futuros alunos, minha equipe de trabalho e voluntários.

Temos uma ONG! A ASSIM (Associação Instituto Movimento) está aí!

Sem receita financeira; só o Movimento patrocinando. Temos telhado novo para não chover mais dentro, mas não temos todos os móveis. Temos escada, mas não temos divisórias. Temos estrados novos, mas as almofadas são as mesmas.

Somos uma ONG! A ASSIM esta aí!

Só desta forma o sonho de manter o Curso de Formação e aumentar o número de atendimentos psicoterápicos aos clientes carentes da Clinica Social, vai deixando de ser um empenho pessoal desgastante e passa a ser uma Obra. Obra de todos nós.

Não é fácil sonhar um sonho considerado impossível, como um capricho. Vieram críticas, decepções e abandonos, mas tive insanidade suficiente para segurar por 20 anos.

Sonhei que daria conta de patrocinar esta Obra, mas não é mais possível. Cresceu e pediu ajustes profundos e necessários, que nos fizeram repensar os caminhos para alcançar o objetivo maior. Objetivo de prestar atendimento a uma grande demanda da nossa comunidade carente, que precisa de uma rede de profissionais que passaram, passa e passará pelo curso de Formação Sistêmica.

E assim, nasce a ASSIM: Associação Instituto Movimento.

De todos nós, da equipe, dos alunos, ex-alunos, futuros alunos, dos professores, da comunidade, dos amigos, doadores e voluntários, e de quem mais quiser fazer parte.

Faltam coisas, mas não falta coração no que fazemos. Temos paixão pelo que vem pela frente: A alegria e a tensão de ver um novo terceiro ano acontecer em 2008, com guerreiros para realizar um trabalho de verdade, forte e ressonante; a prática de ser um terapeuta sistêmico; inovações de equipe reflexiva sem espelho; e, o atendimento de grupo – os dois primeiros grupos de psicoterapia na Clínica Social da ASSIM: MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA E GRUPO DE PAIS OU RESPONSÁVEIS. Marco de lançamento da ASSIM.

As imprevisibilidades que aguarda o segundo ano. Como acontecerão as tramas deste grupo tão intenso? Será que todos voltarão? Fecharam de maneira tão especial, como retornarão? Tantos temas, tantos autores, o FOT II os aguarda.

E, para os futuros alunos... Muitos já estão inscritos. Muitos virão ou estão pensando. Ao lerem este chamado, poderão resolver ficar bem longe disto tudo, ou ficarem com vontade de fazerem parte desta História. História da Psicologia.  História de uma indignação por falta de atendimento de Psicologia a carentes, História de uma “Cuidadora” sistêmica.

Sei que não é fácil estar ao meu lado. Sou indignada com omissos e indolentes.

Sou incansável diante da busca de ir além. Sou emocional e “Cuidadora”. Agitada e intensa, e, gosto de ser assim.

Para quem está comigo. Obrigada por me aceitar!

Para quem se foi ou quer ir embora, eu entendo, mas é pena!

Para quem não experimentou. Venha! 

– Venha!

Preciso de alunos, da equipe, de voluntários, de muito apoio para esta Casa Antiga vibrar. Preciso das histórias pessoais dos alunos e de suas famílias, das discussões em aulas – seriam aulas ou sessões de terapia?

Preciso do processo das turmas se transformando em grupo; das polêmicas, dos conflitos do pensar diferente de cada um. Preciso ver surgir os generais, as loucas e vítimas de cada grupo – mesmo que de vez em quando nos tenham escolhido para inimigos. Preciso de pessoas que queiram mais. Mais de si mesmos, de conhecimento, de teoria, de troca emocional, de crescer sem medo de ser feliz.

Só desta forma concebo a Formação: a teoria acontece nas aulas teóricas e nas trocas reais; no aqui e agora somos e seremos sempre sistêmicos. Sem verdades absolutas, sem confronto, com profundo aceitar do outro. 

– Venha!

Somos uma ONG, ASSIM.

Precisamos de tudo e, por outro lado, não nos falta nada, porque temos o essencial: a certeza que estamos em nossa missão de vida. – Será a sua missão também? 

– Venha!

Traga a saudade, amor, vontade, avidez de aprendizagem. Traga tolerância pelas dificuldades que ainda teremos que passar. Traga doações. A ASSIM é de todos nós. Vasinhos, vasos, floreiras. Florzinhas, incenso, porta incenso, CD de música New Age – Você tem um especial? Copie para todos nós – almofadas, pufs, cadeiras ou o que mais pensar. – O que você tem que pode ser o símbolo de doação e desapego? Mas, além da doação… 

– Eu quero você por inteiro!

Para vivenciar esses processos, seja como aluno na Formação, como voluntário, como equipe, como cidadão responsável social. A ASSIM é um lugar para crescermos e sermos melhor. Ninguém que por aqui passou é, ou será o mesmo. Cresceu como pessoa!

Eu agradeço a minha teimosia de ter mantido a Formação e a Clínica Social e, agradeço a cada um a possibilidade de serem mobilizadores do meu crescimento pessoal.

Estou esperando por você!

Telma Lenzi |Março 2008

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*