Quem sou

Telma Lenzi

Psicóloga, Terapeuta, Palestrante, Diretora do Movimento Clínica e da Escola Sistêmica, Presidente da ONG ASSIM.

Eu por mim mesma:

Acredito que o mundo pode ser mais gentil, humanizado, colaborativo e com mais diálogos de paz. Me sinto servindo nesta direção.

Sou participante na transformação que quero ver no mundo. Sei bem onde inicia o meu fazer, bem aqui, no meu mundo interno.

Acredito no meu contínuo movimento de evoluir, ir além e buscar sempre uma nova e melhor versão de mim mesma. Sendo meu lugar preferencial de crescimento – os relacionamentos, onde contribuo, construo e sou construída por eles.

Relacionamentos com teóricos e teorias complexas são bem vindos. Tanto quanto relacionamentos genuínos do cotidiano de nossas vidas diárias. Evoluo com pessoas plenas, em seus momentos de sucesso máximo, da mesma forma cresço em acompanhar profundos sofrimentos emocionais e desesperanças.

Este site é assim, para todos os mundos a qual pertenço. Feito para eu estar mais livre, mais poética, mais romântica, mais barulhenta, mais dura, mais colorida, mais pessoa, mais humana, mais real.

Quero novas formas de falar de gente, de singularidades.

Falar de diálogos internos produtivos e colaborativos onde os Personagens Internos possam ser nossos grandes aliados para evoluirmos. Organizem nossas escolhas e nos aproximem de diálogos externos geradores de novos conhecimentos e nos afastem daqueles que roubam nossa esperança por novas versões, que nos impedem de atravessar o caos para chegar ao novo.

Neste espaço, posso levar minhas ideias de bem estar, da Psicologia ao alcance de todos, misturadas com a minha vida e a minha experiência a um novo público.

Quero tudo meu por aqui, tão diferente mas, ao mesmo tempo, tão igual ao meu jeito de sempre: a mesma filosofia, a mesma vontade de buscar novas maneiras de poder estar com pessoas em uma fala e escuta geradoras de reflexão.

Sejam Bem Vindos!

Mini Currículo

Formada em Psicologia desde 1982, na primeira turma da UFSC.

Fundadora e Diretora Geral do Instituto Movimento.

Fundadora e Presidente da ONG ASSIM – uma entidade sem fins lucrativos que realiza psicoterapia a população de baixa renda em Florianópolis, Santa Catarina, Brazil.

Membro do Taos Institut  — https://www.taosinstitute.net/telma-lenzi

Terapeuta dialógica, supervisora, facilitadora no curso de Certificação em Práticas Colaborativas e Dialógicas do Instituto Movimento e da Ong ASSIM.

A frente destas duas organizações desde 1987, segue sua busca de “Levar a Psicologia ao alcance de todos”.

Fez Formação na linha Sistêmica Estratégica na década de 80 e desde então, acompanha as mudanças no cenário mundial das praticas com pessoas, casal e família e as agrega em sua comunidade profissional.

Realizou a virada pós- moderna, estudou as Praticas Narrativas e aceitou o convite do Construcionismo Social e da Abordagem Colaborativa para desenvolver práticas dialógicas.

Em sua prática, seja com terapeuta, facilitadora ou supervisora, a posição filosófica do Construcionismo Social está sempre presente.

Considera e busca sempre o encontro humano através do diálogo do estar com o outro, em horizontalidade e respeito, com a escuta qualificada, geradora de novos significados para o outro.

Diálogos externos e internos estão sempre presentes em sua prática. E através do entendimento do Self Dialógico criou o conceito de ‘Personagens Internos” um recurso utilizado com resultados positivos nos processos de autorreflexão e diálogo interno de clientes e alunos.

Esta prática foi transformada em artigo científico e publicado na revista Nova Perspectiva Sistêmica número 47 (01/12/2013). Frequentemente ministra cursos, workshops e palestras sobre temas teóricos e igualmente do cotidiano da vida.