Medalha Beata Joana de Gusmão 2009

Medalha Beata Joana de Gusmão 2009

No dia 21 de setembro de 2009 o Vereador João Aurélio Valente Júnior concedeu a Medalha Beata Joana de Gusmão à Psicóloga Telma Pereira Lenzi, diretora-presidente da Associação Instituto Movimento. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 21 de agosto de 2010.

Joana de Gusmão foi uma guerreira da paz. Curou-se milagrosamente de uma enfermidade que ameaçava sua vida e prometeu com o marido que, quando um ou outro ficasse viúvo, este deveria seguir a vida de peregrino. E assim, quando seu marido morreu, Joana partiu deixando para trás o medo e o orgulho. Ela aceitava esmolas e ignorava os perigos com vigor e plenitude.

Sua jornada produziu três igrejas e, aos 80 anos, quando a idade a impediu de continuar, ela aceitou seus limites e parou em Florianópolis, onde construiu a primeira escola para meninas da cidade, no terreno onde esta o Hospital de Caridade. Joana cumpriu sua missão aos 92 anos e partiu, deixando sua marca por onde passou.

A Medalha Joana de Gusmão vem com toda a carga dessa grande mulher e deve ser presenteada aqueles que realizaram ou realizam um trabalho voluntário excepcional em entidades filantrópicas.

Telma batalhou para tornar a psicologia um recurso disponível a todos, quebrando os mitos de que este é um serviço apenas para os enfermos ou para a elite. Hoje as famílias de Florianópolis e região podem contar com sua criação, a ASSIM, para receber o acompanhamento psicológico com qualidade inquestionável e gratuitamente.

Como Joana, Telma criou sua própria escola, o Movimento – Clínica e Escola de Psicologia Sistêmica, com o objetivo de capacitar profissionais para a prática da psicoterapia. Muitos dos profissionais formados pelo Movimento, desde 1987, realizam trabalho voluntário junto a ASSIM aumentando o número de famílias que podem ser atendidas.

A ASSIM e o Movimento são duas entidades que tem como objetivo tornar a psicologia cada vez mais forte e próxima da sociedade como um todo, seja formando psicólogos, seja atendendo famílias gratuitamente. Estas instituições estão sempre em crescimento e movimentação, abertas a todos que as procuram preparadas para acolher e ensinar.

Telma ainda não está satisfeita com suas realizações, ainda podemos esperar muito dessa guerreira da paz.

Parabéns Telma, pela conquista da Medalha Joana de Gusmão, todos aguardamos empolgados por suas próximas criações!

Bruno Pereira Lenzi
Coordenador Administrativo da ASSIM

Fonte: http://www.assimsc.org.br/noticias/medalha-joana-de-gusmao.html

Serviço:


OBJETIVO:
 Homenagear pessoas que destacam-se pelo trabalho voluntário à entidades filantrópicas do Município de Florianópolis.
CRIAÇÃO: Resolução nº 765/2001, alterada pelas Resoluções nºs.785/20021385/2009 e 1516/2011.
DATA HOMENAGEM: Segunda quinzena do mês de agosto.

Fonte: http://www.cmf.sc.gov.br/honraria

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =

*